quarta-feira, 23 de maio de 2007

Supermercados ameaçam demitir 170 mil trabalhadores

RIO - A regulamentação do trabalho aos domingos levou a mais um embate entre o comércio e os sindicatos dos funcionários do setor. No centro da polêmica estão os empregos de 170 mil trabalhadores de supermercados em todo o país, que, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), estariam sob risco, caso ocorra uma modificação na lei que permite a abertura do comércio nos fins de semana.

Os sindicatos querem uma escala de uma folga a cada domingo trabalhado. Mas, para o presidente da Abras, Sussumu Honda, o custo com a mão-de-obra não compensaria a manutenção dos empregos. Só no Rio, 15 mil vagas diretas poderiam ser fechadas.

Os sindicatos da categoria querem regulamentar a questão e propõem ao governo a edição de uma medida provisória que mexe na lei das folgas aos domingos. Hoje, a legislação prevê um descanso no domingo a cada três trabalhados.

O presidente da Associação dos Supermercados do Estado do Rio (Asserj), Ayrton Fornari, afirma que a proposta dos sindicatos inviabilizaria a abertura das lojas aos domingos. A entidade defende um rodízio em que, a cada três domingos trabalhados, o funcionário ganhe uma folga. A medida provisória pode sair ainda esta semana.

Jornal EXTRA - Rio de Janeiro - 23/05/2007

Nenhum comentário: