quinta-feira, 28 de junho de 2007

Servidores do Incra pedem incorporação de gratificações

A presidente da Associação de Servidores do Incra de Rondônia (Assincra/RO), Rosane Rodrigues (foto), afirmou hoje que o governo não tem demonstrado disposição de negociar com os servidores do órgão, em greve desde o dia 21 de maio. Ela participou de audiência pública da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público que discute a política de cargos e carreira no Incra. Ela afirmou que o governo nem sequer fez uma contraproposta às reivindicações da categoria. Dezenas de servidores acompanharam o debate no plenário 12.
Os grevistas reivindicam do governo a edição imediata de uma medida provisória para incorporar as gratificações dos servidores do órgão ao valor do vencimento básico. Outra reivindicação é o pagamento dos dias parados, sem nenhum desconto. A organização do movimento alega que os grevistas vão repor esses dias. Ela assegurou que a categoria só retornará ao trabalho após a publicação da MP. "Não estamos em férias. Queremos voltar a trabalhar", afirmou.
Rosane Rodrigues afirmou também que 90% do valor dos salários dos servidores do Incra é composto por gratificações, enquanto o vencimento básico representa apenas 10%. Ela considerou o valor do vencimento "uma humilhação". Rosane ainda lembrou que, como as gratificações são calculadas de acordo com as avaliações periódicas de desempenho e de produtividade, os salários não são iguais e mudam todos os meses.

Salário-base

O diretor de Recursos Humanos do órgão, Ronaldo Alves de Souza, admitiu que o salário base do servidor, se descontadas as gratificações, é menor do que o salário mínimo. A diretora de Gestão Administrativa do Incra, Eva Sardinha, afirmou, no entanto, que os servidores receberam vários aumentos e reajustes nos últimos quatro anos, e que o governo está aberto a negociar com a categoria.
O diretor da Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra (CNASI), José Vaz Parente, afirmou que os salários do Incra equivalem a 50% do valor dos salários pagos no Ibama. "Temos que lutar pela elevação do vencimento básico, porque todo aumento do governo incide sobre ele", defendeu.

Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário: