O secretário da Previdência Social disse ontem em audiência pública na Câmara dos Deputados que o governo não pretende privatizar a Previdência Social, a exemplo do que fizeram outros países latino-americanos. [...]
De acordo com ele, a idéia do Fórum é promover o diálogo para propor um formato para Previdência que solucione problemas a longo prazo.
Helmut Schwarzer diz que considera mal sucedida a privatização do sistema no Chile. O secretário da Previdência Social, Helmut Schwarzer, disse ontem em audiência pública na Câmara dos Deputados que o governo não pretende privatizar a Previdência Social, a exemplo do que fizeram outros países latino-americanos. Ele foi à Câmara esclarecer o papel do Fórum da Previdência, cujo objetivo é debater com a sociedade modelos alternativos de gestão e financiamento da Previdência Social. O secretário disse que considera mal sucedida a experiência do Chile, que promoveu uma privatização radical da seguridade social do país nos anos 80.
De acordo com ele, a idéia do Fórum é promover o diálogo para propor um formato para Previdência que solucione problemas a longo prazo. Helmut afirmou que o Brasil não quer repetir os erros de países como o Chile, que privatizaram sem dialogar com trabalhadores e empregadores. Ele disse que o debate servirá para construção de um modelo sustentável não apenas financeiramente, mas também social e político. "O Fórum não pretende alterar o modelo atual, ele defende a previdência pública, social e básica e a complementar".
O secretário destacou quer as medidas propostas não servirão para quem já está no mercado de trabalho, mas para as futuras gerações. Essas alterações são necessárias, disse, para que a Previdência possa acompanhar as transformações demográficas. "Em 1980 o Brasil tinha 500 mil habitantes com idade a partir de 80 anos, em 2005 já somavam dois milhões. Precisamos nos preparar para essas transformações que deverão ser mais fortes nos próximos anos", disse.
Fonte: (Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 4)(Alexandra Bicca)
Nenhum comentário:
Postar um comentário