quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Relações exteriores

Situado na parte mais estreita do continente americano, o Panamá é responsável por mais de 20% da frota aquática mundial

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público recebeu, na última terça-feira (18), o embaixador do Panamá, Juan Bosco Bernal. Em audiência pública, ele apresentou uma palestra sobre o tema "Canal do Panamá: relação bilateral e perspectivas camerciais com o Brasil". Na ocasião, Juan Bosco Bernal apresentou o projeto de ampliação do Canal e suas implicações diretas na economia do país e do mundo. Falou também sobre seu país e deixou clara sua disponibilidade em mediar relações de aproximação com o Brasil.
"Para o Brasil será muito importante a conclusão das obras do Canal do Panamá, na medida em que encurtará a distância entre o País e os principais mercados asiáticos de produtos ligados à mineração. Além disso, dará maior competitividade aos produtos do agronegócio brasileiro, facilitando a entrada desses na costa oeste norte-americana", ressaltou Fernando Fialho, Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.
O presidente da Comissão de Trabalho, Dep. Nelson Marquezelli (PTB-SP), aproveitou a oportunidade para demonstrar seu empenho na instalação do Grupo Parlamentar Brasil-Panamá, estreitando relações nas áreas da cultura, da educação, do agronegócio, etc. O grupo trabalhrá para eliminar gargalos nessas áreas e ajudar os empresários a avançarem.
Na mesma audiência, o Diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Almirante Murilo Barbosa, falou sobre "O Sistema hidroviário Nacional: Potencialidades e Perspectivas". Ele defendeu o investimento no setor e comentou as vantagens, tanto econômicas quanto ambientais, que o modelo traria para o país. Para Murilo, "temos que bater nessa tecla até que percebam a importância do modal hidroviário". Como exemplo,citou o cilclo de palestras que a ANTAQ participa pelo mundo, estudando casos e buscando a melhor alternativa para o fortalecimento do transporte aquático brasileiro.

Firmando acordos
Terminada a reunião, o embaixador do Panamá declarou sua imensa satisfação com o resultado do encontro e fez um convite ao presidente da Comissão para visita ao Panamá. "Visto o interesse que essa apresentação despertou na Comissão em conhecer melhor os aspectos da economia e da infra-estrutura logística do Panamá para o comércio internacional, convido os membros da organização para uma visita ao Panamá em data adequada aos interesses e necessidades dos participantes".
A ocasião foi propícia para apresentar e discutir o cronograma de tarefas essenciais do projeto de ampliação do Canal do Panamá, as áreas prioritárias e oportunidades de investimento, assim como o avanço das relações comerciais, diplomáticas, acadêmicas e cuturais entre os dois países.

Nenhum comentário: