sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Lula faz alerta a aposentado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou ontem os aposentados a usar com cautela o empréstimo com desconto em folha de pagamento, ou por meio de cartão de crédito, para que não se endividem. "É preciso tomar cuidado com o cartão de crédito. Essa crise americana tem um pouco de relação com o cartão. Se a gente não tem que pôr a mão no bolso para gastar dinheiro, a gente vai gastando mais do que se tivesse que tirar uma notinha do bolso. É preciso cuidado com isso", disse Lula, recomendando ao ministro da Previdência, Luiz Marinho, que oriente os aposentados.
De acordo com o Marinho, o contracheque dos aposentados e pensionistas terá dicas sobre uso do empréstimo e do cartão. "Não é recomendável que a pessoa entre no crédito rotativo para não ser vítima dele no futuro", afirmou o ministro, completando que o crédito consignado e o cartão de crédito oferecem melhores condições que os financiamentos disponíveis no mercado.
O governo mudou neste mês as regras para concessão de empréstimos aos aposentados e pensionistas. O limite de comprometimento caiu de 30% para 20%. Além disso, 10% da renda dos aposentados estão reservados para a opção de empréstimo consignado por cartão de crédito, com juros de 3,7% ao mês.
A recomendação do presidente Lula aos aposentados foi feita ao participar, ontem, no Palácio do Planalto, da cerimônia de comemoração aos 85 anos da Previdência. Na ocasião, os ministros da Cultura, Gilberto Gil, e da Previdência, Luiz Marinho, firmaram acordo para que aposentados sejam voluntários em museus do País, atuando, por exemplo, como guias. O projeto começará a funcionar em 200 museus, mas a idéia é implantá-lo nos 2.500 existentes no País.
Lula comentou também o déficit da Previdência e garantiu que ele será resolvido nos próximos anos. "Em poucos anos, vamos resolver o problema, sem que isso tire de nós a oportunidade de apresentar ao País um sistema previdenciário que possa resolver os problemas das futuras gerações", disse.
Invasores
Já o ministro Luiz Marinho defendeu o polêmico projeto de conceder aposentadoria a invasores de terra que comprovem a atividade rural nas áreas ocupadas, mesmo que sejam públicas. Segundo Marinho, a lei dá direito à cobertura previdenciária aos trabalhadores rurais e não discrimina qual deve ser a relação deles com a terra.
"Não pergunto se ele é meeiro, proprietário ou empregado, o que lhe garante o direito é viver da terra", argumentou o ministro. A decisão foi referendada por um parecer jurídico do Ministério da Previdência e serve agora de referência para todas as agências do Instituto Nacional do Seguro Social.

Jornal de Brasília

Nenhum comentário: