quinta-feira, 26 de março de 2009

Homologação de demissões da Embraer começa na próxima semana

Renata Zago

A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) começa , na segunda-feira (30), a homologar as demissões de 2.988 funiconários, dos 4.270 demitidos. O projeto foi aprovado nesta quarta-feira (25), em assembleia do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP) e deve durar 12 dias úteis consecutivos. Conforme a liminar concedida na semana passada, as demissões serão efetivadas a partir de 13 de março, mesmo tendo ocorrido em 19 de fevereiro.

Terão prioridade na convocação para homologação os trabalhadores com menor tempo de serviços prestados à empresa. Essa decisão foi baseada na proporcionalidade dos salários: os funcionários mais recentes têm salários menores e precisam ser liberados mais rapidamente.

Os trabalhadores lesionados não farão homologação, porque, segundo o sindicato, possuem "estabilidade no emprego", garantida pela convenção coletiva do Sindicato, até a aposentadoria. Já procuraram o sindicato mais de 300 trabalhadores nesta situação e ele afirma que vai procurar instrumentos jurídicos para defender seus direitos.

Durante a assembleia também foi aprovado o encaminhamento de uma ação civil pública contra a Embraer, pedindo o cancelamento das demissões e uma indenização por danos morais aos funcionários. Na próxima segunda-feira (30) os sindicalistas farão outras reunião para tratar das demissões. Também haverá um ato a favor da estabilidade no emprego, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Nenhum comentário: