terça-feira, 17 de março de 2009

Ministro do Trabalho espera bom desempenho do Caged em fevereiro

Renata Zago

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou que o resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) será positivo em fevereiro. Em entrevista à Agência Estado, ele admitiu que o saldo será próximo de 20 mil novos empregos. "Não dá ainda para cravar (um saldo de) 20 mil. Será próximo, diria não mais que isso", afirmou o ministro.

Em janeiro, o Caged mostrou queda de 101.748 postos de trabalho. Desde novembro, quando o índice começou a cair, foram fechadas 797.515 vagas em todo o Brasil. Lupi lembrou que o mais importante é a mudança de direção da curva de emprego em fevereiro, quando o volume de demissões começará a reduzir e o de admissões a crescer em comparação com janeiro deste ano e dezembro de 2008.

O ministro lembrou que em janeiro o Caged registrou 1,2 milhão de contratações enquanto em dezembro de 2008 ocorreram cerca de 800 mil contratações. Já entre os demitidos, segundo ele, em janeiro foram 1,3 milhão contra 1,45 milhão no mês anterior.

"Minha avaliação é que o mercado de trabalho está reagindo bem, e em março será positivo com uma recuperação forte", afirmou Lupi. O resultado do Caged em fevereiro será divulgado amanhã.

Nenhum comentário: