quinta-feira, 30 de abril de 2009

Profissionais qualificados tem mais oportunidade

Camila Santos

A falta de qualificação profissional ainda é um dos entraves para quem procura emprego. A conclusão foi divulgada no Anuário do Sistema Público de Emprego e Renda 2008, nesta quarta-feira (29) pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo o técnico do departamento, Clemente Ganz Luz, estima-se que há no Brasil 18 milhões de desempregados e, desses, 4,5 milhões procuraram o Sistema Nacional de Emprego (Sine) no ano passado para buscar uma colocação no mercado de trabalho. Dos 2 milhões de vagas ofertadas, apenas 800 mil foram preenchidas em 2007. "Há de fato, ainda, o problema da qualificação, da defasagem do trabalhador e a oferta feita pela empresa. Contudo, muitas vezes, é demandado um alto nível de qualificação para um trabalho que não exige tal qualificação", reconheceu.

De acordo com o anuário, dos inscritos, 65% têm entre 20 e 40 anos; menos da metade tem o segundo grau completo; 48% são desempregados; 33% são requerentes do seguro desemprego e 5% procuram o primeiro emprego. Dos trabalhadores com carteira assinada, 51% foram demitidos sem justa causa e por iniciativa do empregador e 31% por causa do término do contrato de trabalho.

Outra questão também apontada por Ganz foi a rotatividade de empregos que ele atribuiu à flexibilidade do mercado brasileiro. "Há total liberdade de demissão e contratação pelas empresas. Nos anos 1990 e, principalmente, nos primeiros anos da década de 2000, a rotatividade foi usada como forma de reduzir os salários. As empresas demitiam o funcionário com um salário e contratavam outro trabalhador por um salário mais baixo", explicou.

Nenhum comentário: