quarta-feira, 22 de abril de 2009

ProUni emprega jovens graduados

Renata Zago

Dos 1,2 mil alunos recém-formados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), 80% saem empregados, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (21) pelo Ibope. Antes de os jovens entrarem no programa, esse índice era de 56%. O projeto começou a formar alunos em janeiro de 2006 e é um dos principais investimentos do atual governo.

De acordo com a pesquisa encomendada pelo Ministério da Educação, 68% dos entrevistados aftirmam que a renda familiar aumentou desde a entrada na faculdade: 40% dizem que a melhoria foi pequena e 28% perceberam grandes mudanças.

Na região Sul, a taxa de empregados depois do ProUni é de 83% e no Sudeste, de 81%. No Norte e Centro-Oeste, a taxa de emprego subiu 33 pontos percentuais, alcançando 79% de empregados.
Para os formados, a satisfação de entrar na faculdade é muito grande: 68% acreditam que sua vida melhorou muito depois de ter entrado no ensino superior e outros 26% dizem que melhorou pelo menos um pouco.

Todo semestre são abertas entre 100 mil e 150 mil bolsas integrais e parciais. Atualmente, o programa atende cerca de 450 mil alunos. No início de 2009, aproximadamente 156 mil jovens se formaram no primeiro grupo graduado totalmente pelo ProUni.

Nenhum comentário: