quarta-feira, 13 de maio de 2009

Salário maior e menos emprego, diz Ipea

Renata Zago

O número médio de trabalhadroes ocupados foi 1,4% maior que no mesmo período de 2008. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, hoje, a pesquisa com base nos dados do Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE.

Desacelerado, o emprego ficou abaixo de 1%, menor nível desde março de 2004. Segundo o Ipea, a queda “sofre grande influência da indústria de transformação, que apresenta o pior desempenho entre todos os setores de atividade no período”.
Fonte: PME/IBGE
Segundo o estudo, o leve aumento da taxa de desemprego é “motivado pela entrada de pessoas na população economicamente ativa (PEA), na medida em que passam a procurar emprego”.

O nível de informalidade no mercado de trabalho caiu 1,3% no trimestre, em comparação com o ano passado. De acordo com o Instituto, o resultado é fruto tanto da expansão de 3,8% dos postos formais como contração de 1,9% do número de trabalhadores informais

A taxa de rendimento médio da população ocupada registrou uma elevação de 5,2% na comparação com o primeiro trimestre de 2008, com uma leve tendência de declínio em janeiro, fevereiro e março de 2009, de acordo com o Ipea.

O estudo chama a atenção para a diferença do aumento dos rendimentos entre categorias. Enquanto os trabalhadores por conta própria tiveram rendimento 12,3% maior em relação ao ano passado, os empregados sem carteira assinada tiveram um aumento de apenas 1,9%.

Nenhum comentário: