quinta-feira, 4 de junho de 2009

OIT diz que crise do emprego pode durar até oito anos

O Globo

“O mundo está no meio de uma crise de emprego global que pode durar até oito anos”, disse nesta quarta-feira (3) o presidente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavia.

Segundo ele, com 45 milhões de pessoas sendo incluídas na força de trabalho a cada ano, o mundo precisa de 300 milhões de novos empregos até 2015 apenas para assegurar que as taxas de desemprego permaneçam estáveis.

“Mas as coisas estão indo na direção oposta”, disse Somavia na assembleia anual da entidade.

Ele disse que a economia global pode sofrer uma retração de 1,3% este ano e o desemprego deve crescer ao longo de 2010 e talvez em 2011. Concordatas estão crescendo "exponencialmente", a pobreza está aumentando e as classes médias estão se enfraquecendo.

O diplomata chileno, que está no comando da OIT desde 1999, vem pedindo a governos para enfrentar o desemprego, indo além dos pacotes de estímulo econômico, que se concentraram no resgate de bancos e indústrias em dificuldade.

Segundo ele, o G-20 (grupo dos países mais desenvolvidos do mundo mais os emergentes) tem tomado medidas firmes para enfrentar a retração da economia mundial, mas ele alertou que o emprego tende a se recuperar de uma crise apenas de quatro a cinco anos depois.

Neste caso, "o mundo pode viver uma crise de emprego e proteção social de cinco a oito anos de duração", alertou.

“Considerar as pessoas primeiro, não apenas dizer, mas fazer isso, tem que ser a prioridade,” concluiu.

Nenhum comentário: