quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Empresas brasileiras têm 2ª maior expectativa de contratação no mundo

Folha Online

Os empresários brasileiros têm a expectativa mais positiva para contratação de funcionários para o quarto trimestre entre todos os países das Américas e a segunda maior no mundo, só perdendo para a Índia.

Os dados constam de pesquisa da Manpower, que atua no segmento de serviços em Recursos Humanos, divulgada nesta quarta-feira.

De acordo com o levantamento, para o qual foram entrevistados mais de 72 mil empregadores no mundo, o índice que mede a expectativa de emprego encontrado no Brasil foi de 21%. A taxa é a diferença entre a porcentagem dos entrevistados que preveem um aumento nas contratações (30%) e a dos que projetam diminuição (9%).

Os colombianos registraram índice de 13%, seguido por Peru (9%), Costa Rica (6%), Canadá (5%) e Argentina (3%). Já os empregadores dos Estados Unidos e do México apresentaram perspectiva negativa, de -3% e -5%, respectivamente.

No balanço global, 17 dos 35 países pesquisados apontam aumento no mercado de trabalho e 15 preveem um quadro de queda nas contratações. Índia lidera o ranking com 34%.

Setores
No Brasil, o setor de serviços apresenta a maior expectativa (33%) de contratação entre os oito setores analisados, enquanto construção civil é o que tem o menor índice (7%).

Em segundo lugar estão os empregadores da área de finanças (31%), seguido de transportes e serviços públicos (22%), administração pública (22%), comércio (21%), agricultura, pesca e mineração (20%) e indústria (17%).

Na divisão por Estado, os que registram maiores taxas são Rio de Janeiro (25%), Paraná (23%), São Paulo (21%) e Minas Gerais (20%).

Nenhum comentário: