quinta-feira, 10 de maio de 2007

Nova relação capital x trabalho

O Deputado Nelson Marquezelli, Presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, defende a modernização das relações entre o capital e o trabalho. A proposta contempla, entre outras sugestões, a criação de um novo modelo de contrato de trabalho, a substituição da CTPS por um cartão magnético, e a possibilidade do próprio empregado administrar o FGTS, a aposentadoria e o recolhimento da contribuição previdenciária e do imposto de renda referentes ao seu emprego. Assim que assumiu a Presidência da CTASP, Marquezelli encaminhou correspondência ao Presidente do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados, o Sr. Inocêncio de Oliveira, solicitando a promoção de estudos sobre o tema "Modernização das relações entre capital e trabalho: em busca de um modelo alternativo à ampla tutela estatal", tendo em vista analisar os impactos, riscos, benefícios e a viabilidade da adoção do modelo sugerido.
Conheça o inteiro teor do documento ( pdf ) ( html )

Marquezelli concedeu entrevistas à TV Câmara, em 29/03/07 (Palavra Aberta), e em 17/04/07 (Bastidores). Na oportunidade, explicou sua proposta que prevê, entre outras coisas, que o trabalhador receba o salário bruto e se encarregue de recolher o imposto de renda e a contribuição para o INSS. Para o Presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, o novo sistema seria alternativo. Além de simplificaria a contratação, evitaria a sonegação por parte de empregadores que descontam mas não recolhem aos cofres públicos os valores correspondentes a esses tributos. Marquezelli solicitou ao Presidente da Câmara a formação de um grupo de trabalho para discutir o assunto, com representantes de todas as comissões permanentes da Casa.

Veja a íntegra das matérias (Palavra Aberta) (Bastidores)

O QUE VOCÊ PENSA DA PROPOSTA? OPINE! (ctasp.decom@camara.gov.br)

2 comentários:

Anônimo disse...

excelente ideia.

Ivo Fiorotti disse...

Esta é mais uma tenttiva de deixar os trabalhadores à mercê dos empregadores.... é um retorocesso às conquistas históricas dos trabalhadores. É um cheque em branco aos empregadores... e a gente sabe o que motiva em primeiro lugar os empregadores: LUCRO PRÓPRIO!. Que os deputados não caiam neste conto de fada macabro!