domingo, 3 de junho de 2007

Delegação brasileira de Parlamentares participará da 96ª Conferência Internacional do Trabalho

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados (CETASP) será representada na 96ª Reunião da Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra.
A delegação será presidida pelo Deputado Nelson Marquezelli, presidente da Comissão, e contará com a participação dos Deputados Paulo Rocha, Wilson Braga, Roberto Santiago, Ricardo Izar, Edinho Bez, Pedro Henry e Tarcísio Zimmermann. O evento que começou no dia 29 de maio vai até 15 de junho.
A Conferência reunirá na cidade mais de 3.000 representantes de governos, trabalhadores e empregadores. Entre os temas quie estão na agenda da reunião de 2007, estão trabalho decente e desenvolvimento, trabalho infantil na agricultura, trabalho no setor pesqueiro, igualdade no trabalho, trabalho forçado e promoção de empresas sustentáveis .
Seis Chefes de Estado e de Governo e dois príncipes marcarão presença na 96ª Conferência Internacional do Trabalho. No dia 4 de junho, dois presidentes irão discursar: a Presidente do Chile, Michelle Bachelet, e o Presidente da República de Gana e da União Africana, John Kufuor. O Presidente da República da Polônia, Lech Kaczynski, e o Príncipe Hedeiro de Bahrein, Shaikh Salman Bin Hamad Al Khalifa falarão aos delegados em 11 de junho. A Primeira Ministra da Jamaica, Portia Simpson Miller, e o Presidente da República do Senegal, Abdoulaye Wade, discursam no dia 12 de junho. No dia seguinte, é a vez do Príncipe de Astúrias, Felipe de Borbón, e o Presidente da República Democrática Socialista de Sri Lanka, Mahinda Rajapaksa, discursa no dia 15.
No dia 11 de junho, o Diretor-Geral da OIT, Juan Somavia, apresentará aos delegados uma revisão de temas e preocupações que guiam o trabalho da OIT. O Juan Somavia também apresentará um novo relatório sobre “Trabalho decente para um desenvolvimento sustentável”, tema debatido recentemente em Audiência Pública na CTASP. O relatório examina as formas mais efetivas para colocar em prática uma estratégia equilibrada para o desenvolvimento sustentável, integrando plenamente os pilares social, econômico e ambiental.
A Conferência também vai revisar a proposta de programa e orçamento para o biênio 2008-2009. Em março de 2007 o Conselho de Administração da OIT recomendou um orçamento de 594 milhões de dólares, o que implica que não haverá mudanças para o próximo biênio em relação a 2006-2007 se se considera o valor em dólares constantes. O nível nominal da proposta de orçamento, depois de considerar um aumento dos custos, chega a 635 milhões de dólares. Em 12 de junho, quando se celebra o Dia mundial contra o trabalho infantil, será abordado o tema do trabalho das crianças na agricultura.
Durante a sessão plenária de encerramento da Conferência no dia 15 de junho será entregue o primeiro Prêmio da OIT para pesquisa sobre trabalho decente. Receberão o prêmio o ex-Presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela e o professor emérito em economia e estudos latino-americanos da Universidade de Pittsburg, EUA, Carmelo Mesa-Lago.

fonte : OIT - Brasil

Nenhum comentário: