quarta-feira, 29 de agosto de 2007

FGTS monta grupo de trabalho para estudar novos benefícios

A oferta de novos benefícios para os trabalhadores que têm direito a recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será estudada por um Grupo de Trabalho, composto por representantes da sociedade civil e do governo, que foi criado hoje(28), durante a 100ª reunião do Conselho Curador do FGTS. “Nós começamos a tirar um diferencial quanto aprovamos, há duas reuniões, a redução de juros em 0,5% (para a compra da casa própria), e agora esse grupo vai estudar, por exemplo, se os fundistas poderão ter valores maiores (de desconto) na aquisição da casa própria”, explicou o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.
Outra mudança aprovada no conselho é que os extratos bimestrais da Caixa Econômica Federal, que informam o saldo do FGTS, terão um espaço com informações sobre as medidas aprovadas no conselho, além de outras informações úteis (como acessar o site da CEF ou atualizar o cadastro junto ao banco, por exemplo).
Lupi comunicou ainda a aprovação sem ressalvas das contas do FGTS relativas a 2006 pela Controladoria-Geral da União (CGU). “Pela primeira vez nós tivemos o certificado de auditoria sobre as contas aprovadas sem ressalvas”, afirmou o ministro.
Em relação à pauta do dia, o conselho acatou a sugestão da Comissão da Valores Mobiliários (CVM) de alterar a resolução que estabelece as condições para a aplicação de recursos do Fundo de Investimentos do FGTS, o FI-FGTS. A CVM havia sugerido que os ativos financeiros ou participações onde haja dinheiro do fundo (como participação societária, debêntures, notas promissórias, por exemplo) tenham registro na CVM, bem como o auditor que atue na verificação das aplicações.
Para o secretário-executivo do FGTS, Paulo Furtado, "a sugestão da CVM está em linha com as diretrizes aprovadas pelo Conselho e deixa mais transparente a aplicação dos recursos do Fundo". O conselho aprovou ainda o orçamento financeiro, operacional e econômico para o ano de 2007. O FGTS possui R$ 190 bilhões em ativos financeiros.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: