terça-feira, 21 de agosto de 2007

Gaúcha defende o jovem

JOSIANE SCHULZ

Aos 26 anos, a jornalista gaúcha Manuela Pinto Vieira D‘Ávila, membro da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal, tem força de vontade e um objetivo muito claro de ação para o mandato de deputada federal que conquistou nas eleições de 2006: ser defensora dos direitos da juventude na política brasileira.

Eleita com 271.939 mil votos, pelo PCdoB, Manuela esteve ontem em Salvador e Alagoinhas, onde falou a estudantes sobre o projeto que institui a nova Lei do Estágio, apresentado por ela no início da legislatura e já aprovado na Câmara, e sobre a redução da maioridade penal.

“Não é justo que a juventude brasileira seja eternamente deixada para segundo plano. Atualmente, o Brasil têm 50 milhões de jovens“, disse ela, em entrevista a A TARDE. “E a juventude ainda é vista como um tema menor“.

A militância política da deputada gaúcha começou em 1999 no movimento estudantil. Foi eleita, em 2004, vereadora de Porto Alegre, onde teve atuação voltada principalmente aos movimentos estudantil e Hip Hop. “O movimento Hip Hop é muito novo no Brasil, mas é extremamente organizado e consegue representar uma parcela da juventude que é a da periferia – uma juventude que constitui, por exemplo, os números ligados à evasão escolar, por causa da gravidez na adolescência, por causa do vínculo ou convívio com o narcotráfico".

Ela atribui, principalmente, ao voto jovem e ao daqueles que se preocupam com a defesa da juventude a conquista da cadeira na Câmara, como a mulher mais votada do País. Manuela está empolgada com a experiência e com os resultados que já conquistou, mas não nega as dificuldades ligadas ao excesso de trabalho e ao preconceito contra a mulher e a juventude.

Fonte: A Tarde

Nenhum comentário: