
Carlos Lupi participa de audiência sobre o assunto na Comissão de Trabalho. O setor de pneus remoldados passa por uma crise na área de produção em razão de impasse sobre a legalidade da importação de carcaças. A legislação brasileira proíbe a compra de pneus usados e reformados, mas existem liminares que permitem a importação. Em junho, a Organização Mundial do Comércio (OMC) concordou com a proibição.
Combate à importação
Na reunião, a diretora do Departamento de Negociações Internacionais, da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Trabalho, Rosária Costa Baptista, afirmou que o governo quer que as indústrias de remoldados utilizem pneus usados do Brasil, em vez de importá-los de outros países. A importação de usados, segundo ela, é danosa para o meio ambiente e para saúde, uma vez que pneus acumulam água e podem facilitar a proliferação de doenças como a dengue.
Já o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, lembrou que o governo vem não só combatendo a importação de pneus usados, mas exigindo das multinacionais fabricantes o recolhimento de carcaças da natureza.
Fonte: Agência Câmara
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