
O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pneus Remoldados (Abip), Francisco Simeão Rodrigues, informou há pouco que o setor demitiu, nos últimos meses, 500 trabalhadores em todo o País. As demissões, segundo ele, podem chegar a 10 mil nos próximos 120 dias em razão da transferência de indústrias brasileiras para o Paraguai.
Simeão participa de audiência pública sobre o assunto na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. O setor de pneus remoldados passa por uma crise na área de produção em razão de impasse sobre a legalidade da importação de carcaças. A legislação brasileira proíbe a compra de pneus usados e reformados, mas existem liminares que permitem a importação. Em junho, a Organização Mundial do Comércio (OMC) concordou com a proibição.
Para Simeão, no entanto, a indústria de remoldados é a única que consegue enfrentar a concorrência chinesa, pois tem condições de oferecer pneus de qualidade a baixo custo. Ele defendeu ainda a importação de pneus usados, uma vez que no Brasil boa parte da carcaças não serve para ser reformada.
Fonte: Agência Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário