segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Trabalho realiza audiência sobre fusão de bancos

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público realiza audiência pública na quinta-feira (27) para discutir o impacto econômico da fusão dos bancos Barclays e ABN Amro. O acordo de fusão foi assinado em 23 de abril deste ano. A audiência foi proposta pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA). O parlamentar afirma que a fusão criou o quinto maior banco do mundo em valor de mercado, com 220 mil funcionários e 47 milhões de clientes.
A principal preocupação do deputado é com a situação, no Brasil, dos trabalhadores da nova instituição financeira. "Os dois bancos anunciaram que a fusão provocará a demissão de 12.800 bancários, enquanto outros 10.800 cargos serão terceirizados". Segundo Almeida, em 2003, quando o ABN assumiu o controle do Sudameris, "milhares de bancários foram demitidos". Com a nova mudança, os trabalhadores estão apreensivos com o seu futuro. Os deputados também discutirão as possíveis mudanças para os clientes.
Os bancários das duas instituições promovem durante a semana uma série de mobilização, que se iniciou na segunda, dia 24, e prossegue até a quinta, dia 27. Reuniões e audiências em Brasília se integram aos protestos que os trabalhadores vão realizar em todo país, numa jornada de luta pela manutenção do emprego. Sindicatos de todo país enviam à Capital Federal dirigentes do ABN/Real e do Santander para fortalecer as atividades. A funcionária do ABN e diretora do SindBancários, Natalina Gué, integra a caravana.
Convidados
Foram convidados para a audiência:
- o ministro do Trabalho, Carlos Lupi;
- o presidente do Banco Central, Henrique Meireles;
- o presidente do Banco ABN Amro Real S/A e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Fábio Colletti Barbosa;
- o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Oded Grajew;
- o executivo-chefe do Barclays Bank PLC, Jonh Varley;
- o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo (CUT), Luis Cláudio Marcolino;
- o presidente do Banco Santander S/A e dirigente do Conselho Diretor da Febraran S/A, Gabriel Jaramillo Saint;
- o presidente da Contraf-Cut, Vagner Freitas de Moraes

A audiência está marcada para as 10 horas no plenário 12.

Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário: