sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Comitiva de parlamentares viaja ao Japão

O governo japonês, na pessoa do Imperador Akihito, convidou o poder legislativo brasileiro a visitar seu país no final deste mês, em comemoração aos cem anos de imigração japonesa para o Brasil. A Missão brasileira será chefiada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, que convidou o Deputado Nelson Marquezelli para compor a honrosa comitiva que representará o Brasil nas solenidades relativas à data.

O Deputado Marquezelli espera que durante a visita poderão ser iniciadas conversações no sentido de agilizar a solução de problemas jurídicos enfrentados pelos imigrantes nos dois países. "Hoje, existem 313 mil brasileiros trabalhando no Japão, que enviam anualmente quase 3 bilhões de dólares para a economia brasileira. Eles precisam dessa cooperação", afirmou.

Marquezelli lamenta o afastamento comercial entre Brasil e Japão, que se verifica desde a década de 70: "Com o evidente interesse do Japão no Brasil, especialmente pelo domínio da tecnologia na produção do etanol, acredito que a situação mude". Salientou, ainda, a implantação da TV Digital no Brasil, que utiliza o modelo japonês, como exemplo de reaproximação: "Temos interesse na tecnologia de ponta japonesa. Não há como negar que eles têm uma tecnologia avançadíssima".

Ao destacar que a relação entre Brasil e Japão é marcada por fortes laços de amizade, Marquezelli lembrou que o início foi marcado por lutas e conquistas, e que isso é um bom sinal para as realizações que poderão surgir. "Quando, em 1908, chegaram a Santos os primeiros imigrantes japoneses para trabalhar na lavoura de café, tivemos a certeza da coragem, da determinação e da tenacidade daqueles que se dispuseram a enfrentar todo tipo de adversidade para iniciar uma nova vida, a partir de promessas distantes de uma terra completamente desconhecida".

A comitiva composta por seis parlamentares, cumprirá um programa oficial no período de 28 de Janeiro a 03 de Fevereiro, que se inicia com visita ao Imperador Akihito, no Palácio Imperial, a órgãos públicos, empresas e indústrias de grande porte e finaliza em uma reunião com o embaixador brasileiro em Tóquio, André Mattoso Maia Amado.

O Deputado Nelson Marquezelli enfatiza o legado dos japoneses para a cultura brasileira, afirmando que o mais importante que os brasileiros aprenderam com os nipônicos foi a cultura da disciplina e a valorização do trabalho. Ele lembrou que em 1995 houve o centenário do primeiro tratado entre os dois países.

Nenhum comentário: