segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Criação de postos de trabalho até novembro supera todo o ano de 2006

O bom desempenho da economia em 2007 refletiu diretamente nas contratações com carteira assinada. Números consolidados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, mostram que, entre janeiro e novembro, foram criados 1.936.806 de postos de trabalho. A pasta ainda não fechou o desempenho de dezembro.
As contratações com carteira assinada no período superam todo o ano de 2006, que também teve balanço positivo. Naquele ano, registrou-se 1,2 milhão de trabalhadores que entraram no mercado formal.
Os setores que registraram os maiores volumes de contratação com carteira assinada foram serviços, indústrias de transformação e comércio.
Algumas decisões tomadas pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), como a redução da taxa de juros para financiamentos da casa própria e a ampliação dos limites de renda e de valor do imóvel a ser adquirido, ajudaram a impulsionar a construção civil, importante setor de contratação de mão-de-obra não qualificada.
No caso de financiamentos de imóveis para famílias com renda entre R$ 3,9 mil e R$ 4,9 mil, os juros foram reduzidos de 8% para 6,5% ao ano. O conselho baixou de 6% para 5% os juros anuais para obras do programa Pró-Moradia, dirigido à população de baixa renda.
Outra medida que beneficiou diretamente a construção civil foi a possibilidade de utilizar os recursos do FGTS para pagar até 80% do valor da prestação dos imóveis financiados.

Nenhum comentário: