terça-feira, 25 de março de 2008

EDITORIAL - Profissionalizar os jovens

Cerca de 1.500 jovens estudantes do Distrito Federal começam hoje a participar dos cursos profissionalizantes oferecidos pela rede pública de ensino. Há algum tempo, o chamado ensino técnico foi deixado em segundo plano no País, com muitas escolas criadas especificamente para essa atividade perdendo recursos e seus quadros.

O ensino profissionalizante é uma das alternativas para assegurar aos jovens, principalmente das camadas mais pobres, o acesso ao trabalho, mesmo que continue os estudos em busca do diploma universitário.

Cada vez mais se faz necessário incrementar os ensinos técnico e profissionalizante no Brasil, um País que ainda carrega números expressivos de desemprego. Muitas vezes, postos de trabalho são oferecidos mas acabam fechados por falta de mão-de-obra capaz de realizar os mínimos serviços exigidos. Por isso, ensinar um ofício para jovens adolescentes será de extrema importância para formação futura deles, além de contribuir para a inserção no mercado de trabalho. E nesse contexto, o ensino profissionalizante é uma porta aberta para o futuro.

Jornal de Brasília

Nenhum comentário: