terça-feira, 15 de abril de 2008

Audiência discute criação de Bancos Populares de Desenvolvimento Solidário

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público realizou, hoje, Audiência Pública para debater o Projeto de Lei Complementar 93/07, da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que cria o Segmento Nacional de Finanças Populates e Solidárias, composto pelos Bancos Populares de Desenvolvimento Solidário e pelo Conselho Nacional de Finanças Populares e Solidárias (CONAFIS) . A iniciativa busca democratizar o crédito, dinamizar e impulsionar o circuito inferior da economia, criando possibilidades de negócios locais com a população de baixa renda. Nesse sentido, o debate faz parte de um conjunto de ações para implementação da Economia Solidária, que vem ganhando expressivo apoio nos movimentos sociais, no meio acadêmico e mais recentemente no plano político.

"O sistema financeiro, como foi criado, não consegue irrigar os pisos inferiores e prover crédito a quem dele precisa, o que torna a demanda por incentivos um fator sempre crescente em nosso país", explicou o economista Idalvo Toscano. Portanto, "a criação dos Bancos Populares de Desenvolvimento Solidário é, se não a única, uma das poucas alternativas para o desenvolvimento econômico das pequenas comunidades brasileiras" acrescentou o prefeito de São João do Arraial-PI, Francisco das Chagas Limma.

A autora do Projeto, deputada Luíza Erundina, ressaltou que apenas a regulamentação não é suficiente . " Não é só com instumentos legais que consiguiremos resultados concretos, é necessário uma política nacional para incluir, de fato, os mais de 65% da população brasileira que não têm acesso ao crédito", defendeu.

Participaram da audiência os seguintes convidados:- o secretário nacional de Economia Solidária, Paul Israel Singer;- o prefeito de São João do Arraial (PI), Francisco das Chagas Lima; - a representante do Banco Bem de Vitória (ES), Leonora Michelin;- o gerente de Microcrédito do Banco Popular do Brasil, Marcelo Corrêa; - o economista Idalvo Toscano; - o assessor da Diretoria de Micro e Pequena Empresa (Dimpe), Antônio Valdir Oliveira Filho.

Nenhum comentário: