terça-feira, 29 de julho de 2008

Infraero tenta evitar greve, mas sindicato diz que é "impossível"

Paralisação está marcada para começar à meia-noite de hoje

A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) reiterou disposição de negociar com seus trabalhadores, que estão preparados para começar uma greve à meia-noite de hoje (29). Mas o presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), Francisco Lemos, afirma que “agora é impossível desmontar” a paralisação porque “está todo mundo mobilizado”.O Sina ainda informou que não foi convocado pela Infraero para conversar sobre uma possível contraproposta. "O que pode acontecer é a gente fazer assembléias no meio da greve", diz Lemos.

Os servidores reivindicam 6% de reajuste salarial; 5,2% de aumento real; concessão de duas promoções a partir de agosto deste ano; aumento do vale-alimentação de R$ 22 para R$ 25; inclusão do bônus de Natal, no valor de 20 vales-alimentação, no acordo coletivo; e implementação de um Plano de Carreira, Cargos e Salários até abril de 2009.

Segundo Ministério Público do Trabalho, que tem atuado como mediador nas negociações entre os trabalhadores e a empresa, o único ponto que ainda não está acordado é o bônus de Natal.
Os servidores ainda pedem a troca de toda a direção da Infraero por acreditar que as pessoas não têm conhecimento técnico.

Aeroportos afetados

De acordo com o Sina, haverá mais adesões à greve nos aeroportos Congonhas (São Paulo), Galeão (Rio de Janeiro), Guarulhos (São Paulo), Pinto Martins (Fortaleza), Salgado Filho (Porto Alegre) e Viracopos (Campinas).

Está previsto que pelo menos 30% dos funcionários continuem trabalhando para garantir o funcionamento e a segurança do transporte aéreo. Apesar disso, o Sino está distribuindo um panfleto, em português e inglês, em aeroportos de todo o país pedindo a compreensão dos passageiros.

Abril

Nenhum comentário: