terça-feira, 24 de março de 2009

Fim de greve, manutenção de empregos

Renata Zago

Os funcionários da Pirelli em Santo André finalizaram ontem, às 22h30, a greve iniciada no último sábado (21) e aceitaram reduzir os salários e a jornada de trabalho por dois meses em troca da garantia do emprego até julho. Os representantes sindicais devem vir à Brasília nesta semana para reivindicar a extensão do IPI reduzido também ao setor de borracha.

Segundo presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, a empresa demitiu 11 pessoas antes que fosse difinida a cobertura da redução do IPI. "O que a Pirelli fez foi antecipar demissões porque sabe que, se houver o acordo, e se ele for estendido para a cadeia automotiva, como estamos pedindo, não poderá dispensar seus trabalhadores", afirmou.

As centrais sindicais criticaram o governo quando da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados, alegando que não houve como contrapartida a garantia de emprego.

Ontem, cerca de 1.500 funcionários aceitaram a proposta da empresa, negociada pelo Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo. Em abril e maio, eles terão os salários reduzidos, em média, em 10% e trabalharão com jornada 14% menor. A estabilidade no emprego vale de abril a julho.

Nenhum comentário: