segunda-feira, 30 de março de 2009

Manifestações para manter empregos

Camila Santos

Centrais Sindicais reuniram nesta segunda-feira (30) cerca de 300 pessoas em frente à sede do Banco Central em Brasília, para pedir a manutenção de empregos e a redução em dois pontos percentuais da Selic, taxa básica de juros, que hoje está em 10,25% ao ano.

Os sindicalistas defenderam também a assinatura de uma medida provisória que obrigue as empresas a garantirem os empregos dos trabalhadores por dois anos, em face a crise econômica. O movimento dos trabalhadores está sendo realizado em 15 capitais e conta também com atos em países da Europa, da América Latina e da Ásia, segundo o presidente da Força Sindical no DF, Lino de Jesus. "Todo o mundo está engajado na luta pela manutenção do emprego", disse.

A mobilização mundial das classes trabalhadoras contou com articulação de organizações sindicais internacionais, entre elas a Confederação Sindical Internacional (CSI) e a Confederação Sindical das Américas (CSA).

Em São Paulo entidades sociais e sindicalistas fizeram protesto em reivindicação ao 'Dia Internacional de luta contra a crise e demissões'. Participam da manifestação 19 movimentos sociais, entre eles o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Além disso, milhares de pessoas se reuniram na Avenida Paulista contra a crise econômica mundial e o desemprego no Brasil.

Nenhum comentário: