quinta-feira, 12 de março de 2009

PIB baixo revela queda de empregos em 2009

Camila Santos

A queda acima do esperado do Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre de 2008 pode levar o emprego com carteira assinada a ficar negativo neste ano

Com declínio de 3,6% do PIB a perda liquida de empregos pode chegar a 1,3 milhão de trabalhadores entre dezembro do ano passado e dezembro de 2009, estima o professor José Pastore, especialista em mercado de trabalho em entrevista ao Correio Braziliense. "Cada 1% do PIB representa entre 400 mil e 500 mil novos postos de trabalho. No sentido inverso é a mesma coisa", explica.

Outro fator importante é a queda de 9,8% nos investimentos, o que segundo Pastore, significa menos postos de trabalho. Por isso, o professor avalia a importância de o governo implementar programas de incentivo, especialmente o de incentivo a construção civil que responde rapidamente a oferta de empregos.

Graças a medidas compensatórias, como o seguro- desemprego, a renda do trabalhador não será afetada de imediato, e sim ao longo do tempo caso ele não consiga um novo cargo. E além disso, o professor ressalva que o trabalhador deve tomar cuidado com a inadimplência, como por exemplo, deixar de pagar o cartão de crédito, o colégio dos filhos, concentrando o pouco dinheiro na subsistência da família. Como vem ocorrendo nos EUA que estão em crise há 18 meses.

Nenhum comentário: