quinta-feira, 19 de março de 2009

Produção de pneus terá cortes

Renata Zago

A Bridgestone do Brasil e o Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo acordaram um plano de demissão voluntária para os funcionários de Santo André a fim de se adequar ao novo cenário do mercado internacional. A maior fabricante de pneus emprega 3.300 trabalhadores nesta unidade e não tem projeções para o resultado do plano, que encerra o prazo para adesão na próxima terça-feira (24).

De acordo com o programa, os funcionários terão direito a 25% do salário por ano trabalhado, até o limite de 7,5 salários, e assistência médica durante um semestre. Com as negociações em andamento, a empresa informou que não descarta reduzir a jornada de trabalho para atingir menor nível de produção, como exige a queda na demanda.

"Estamos empenhados em encontrar soluções que preservem o maior número possível de empregos e, ao mesmo tempo, assegurem a sustentabilidade da empresa", declarou a diretora de Recursos Humanos da Bridgestone do Brasil, Simone Hosaka.

Com a crise financeira mundial, a empresa já havia reduzido a produção nos finais de semana e concedido férias a funionarios, mas não conseguiu diminuir o estoque de pneus. A Bridgestone tem 134 mil empregados em todo o mundo e está presente em 26 países, com sede no Japão. No Brasil, possui fábricas em Santo André (SP) e Camaçari (BA).

Nenhum comentário: