segunda-feira, 27 de abril de 2009

Comissões debatem atuação da OIT em 90 anos

Renata Zago

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público participa de audiência pública, por proposta pelo deputado Edgar Moury (PMDB-PE), para debater a atuação da Organização Internacional do Trabalho, que comemora 90 anos na semana de 21 a 28 de abril. A audiência é realizada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, no plenário 3, anexo II, após a reunião deliberativa das 10h.

"Celebramos este aniversário em um momento de profundos transtornos econômicos e sociais", disse o diretor-geral da OIT, Juan Somavia. Ele classifica o atual cenário mundial como "um contexto de aumento do desemprego e do subemprego, do fechamento de empresas, da deterioração das condições de trabalho e de debilitamento do respeito aos direitos no trabalho, bem como de crescente desigualdade, pobreza e insegurança".

De acordo com o autor do requerimento de audiência pública, deputado Raul Henry (PMDB-PE), "a Organização Internacional do Trabalho sempre prestou serviços de grande relevância ao país, voltados principalmente para a melhoria das condições de vida e de trabalho dos brasileiros mais humildes, com destaque para o combate à exploração do trabalho escravo e infantil".

Foram convidados, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Roberto Lupi, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Lelio Bentes Corrêa, o deputado federal e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, a diretora do Escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo, o Procurador Geral do Trabalho, Otávio Brito Lopes, o diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Dagoberto Lima Godoy, e o presidente da Central Única dos Trabalhadores(CUT), Artur Henrique da Silva Santos.

Nenhum comentário: