quinta-feira, 2 de abril de 2009

Medo de desemprego diminui gastos

Renata Zago

Os consumidores brasileiros pretendem diminuir o volume de compras por medo de perder o emprego. Para 51% da população o desemprego vai aumentar e 19% acreditam que vai aumentar muito. O Índice Nacional de Expectativas do Consumidor (INEC), divulgado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) nesta terça-feira (02), caiu 3,2% em comparação com o último trimestre de 2008 e 4,7%, em relação a março do ano passado.

Os consumidores estão mais pessimistas: o índice registrou queda de 4,2% na expectativa de desemprego, comparado a dezembro e acumula queda de 19,8% em comparação com março de 2008. O resultado é explicado pela forte queda na atividade econômica e pelos recorrentes anúncios de demissões. É a pior expectativa desde novembro de 2001.

Em entrevista à Agência Brasil, o gerente de política econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, disse que "o medo de perder o emprego faz com que as pessoas fiquem mais receosas de consumir, tomar créditos, financiamentos ou assumir prestações". De acordo com ele, esse temor afeta principalmente o consumo de bens de maior valor, "por dependerem do comprometimento da renda futura".

Com relação à renda pessoal, o pessimismo é menor. Caiu 1,3%, comparado com o trimestre anterior. O índice que reflete as perspectivas de gastos mais elevados com aquisições de bens de maior valor apontou queda de 6% ante dezembro de 2008. É a segunda diminuição consecutiva.

Nenhum comentário: