quarta-feira, 8 de abril de 2009

Salário no Brasil aumentará mais que a média global

Camila Santos

A consultoria ECA International revelou em estudo que os salários no Brasil deverão ter um aumento nominal médio de 6,4% em 2009, maior que no ano passado e superior ao da média global, de 4,7%. Os índices não levam em conta a desvalorização da moeda provocada pela inflação.

No ranking geral, liderado pela Venezuela pelo segundo ano consecutivo, o Brasil ficou em 14° lugar, subindo quatro posições em relação à listagem anterior. Na segunda colocação está a Argentina, seguida pela Índia.

Em comunicado a consultoria afirmou que o Brasil parece estar lidando bem com os efeitos da crise financeira "As empresas se mantiveram otimistas ao mesmo tempo em que as projeções de inflação continuaram robustas". Contudo esses valores ainda podem ser revisados no fim do ano.

O Japão está em último lugar no ranking. Na avaliação da consultoria cerca de metade das companhias japonesas pretendem congelar os salários este ano. Já os Estados Unidos, em 36° lugar, cerca de 40% das empresas não farão reajustes salariais até o fim do ano. "A recessão levou muitas firmas a revisarem os reajustes salariais. Nossos dados mostram que, globalmente, as companhias diminuíram em mais de um terço os reajustes que previam oferecer em 2009", explica Lee Quane, um dos diretores da consultoria.

Nenhum comentário: