quarta-feira, 8 de abril de 2009

OCDE revela aumento de trabalho informal no mundo

Camila Santos

O estudo "Is informal normal?" ("A informalidade é normal?") divulgado hoje pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) revela que o número de trabalhadores informais é de 1,8 bilhão de pessoas.

Para a OCDE a crise financeira "está jogando muitas pessoas para fora do mercado de trabalho e, nos países em desenvolvimento sem seguro- desemprego nem seguridade social, elas são forçadas a permanecer na informalidade com baixos salários, sem proteção e expostas a riscos".

Na África subsaariana três quartos dos empregos fora do setor agrícola são informais. Já na América Latina, no norte da África e no Oriente Médio, metade dos empregos são informais; e no sul e sudeste asiático, mais de dois terços dos empregos são informais.

Mais de 700 milhões de trabalhadores informais sobrevivem com menos de US$ 1,25 por dia e quase 1,2 bilhão, com menos de US$ 2 por dia.

Até 2020, segundo a OCDE, esse número deve crescer em um terço, mantidas as atuais projeções de crescimento populacional e das economias dos países. O avanço na informalidade pode ser maior se mais empregos forem perdidos em meio à crise econômica e mais migrantes voltarem a seus países de origem para empregos informais.

Nenhum comentário: