quarta-feira, 27 de maio de 2009

Desemprego se estabiliza, mas cai rendimento do trabalhador em março

Camila Santos

Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (27), pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socieconômicos (Dieese), a taxa de desemprego, em seis regiões metropolitanas do país, ficou em 15,3% em abril. A taxa representa estabilidade frente aos 15,1% registrados em março.

Nas regiões pesquisadas, Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Distrito Federal, o contingente de desempregados aumentou em 69 mil pessoas; o volume estimado é de 3,079 milhões de pessoas.

No mês, foram criados 52 mil postos de trabalho, número insuficiente para absorver a entrada de 122 mil pessoas no mercado de trabalho. Já o total de ocupados foi estimado em 17.016 pessoas.

O rendimento do trabalhador no mês de março apresenta queda de 0,8% na comparação com fevereiro; em relação a 2008, o salário médio sobe 1,4%, para R$ 1.203,00. O Dieese afirmou que "esse desempenho refletiu a redução do nível ocupacional e dos rendimentos médios, enquanto para os assalariados deveu-se, principalmente, ao decréscimo do nível de emprego."

Nenhum comentário: