quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Líderes sindicais pedem redução da jornada de trabalho

Agência Senado

O senador José Sarney (PMDB-AP) recebeu no início da tarde desta terça-feira (4) um grupo de líderes sindicais que iniciou no Congresso Nacional campanha pela aprovação da proposta de emenda constitucional (PEC) que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas (PEC 231/95). Sarney recebeu o grupo em seu gabinete e afirmou que ajudará "no que puder" em relação à aprovação da matéria.

O presidente disse ainda que quando a PEC chegar ao Senado - a matéria aguarda exame da Câmara dos Deputados - dará andamento normal à proposta. O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), mais conhecido como Paulinho da Força, foi quem apresentou o pedido dos sindicalistas ao presidente do Senado.

Em entrevista após o encontro com Sarney, o deputado disse que denúncias de irregularidades precisam ser apuradas, mas que o Congresso Nacional precisa cuidar "da vida real do país" e, por isso, os sindicalistas começaram pelo Senado a campanha pela aprovação da PEC.

"Pode até ter também uma campanha pela moralização do Congresso Nacional, mas tem questões que o Congresso tem que votar, que são do interesse da vida real dos brasileiros", afirmou Paulinho ao ser questionado por jornalistas.

Paulo Pereira da Silva espera que a PEC que reduz a jornada de trabalho seja votada na Câmara dos Deputados nos próximos 15 dias. A proposta de emenda constitucional tramita há 14 anos e também prevê aumento do valor da hora extra de 50% do valor normal para 75%.

Nenhum comentário: