sexta-feira, 6 de julho de 2007

Vanessa quer MTE na Amazônia

As relações de trabalho na Amazônia serão debatidas em breve em audiência pública a ser realizada pela CAINDR (Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional). Requerimento neste sentido, de autoria da presidente da Comissão, deputada Vanessa Grazziotin (PcdoB-AM), foi aprovado nesta quarta-feira na reunião ordinária da comissão.
Grazziotin entende que é necessária uma presença maior dos instrumentos do Ministério do Trabalho na região Amazônica, de maneira que os trabalhadores das localidades mais isoladas do país possam se sentir amparados em seus direitos trabalhistas. A parlamentar lembrou que a Amazônia é um dos complexos territoriais mais importantes do planeta. “A região possui traços que lhe emprestam feições tradicionais e modernas. Apresenta um quadro diversificado de ocupabilidade, que vai desde o usufruto e ocupação da terra até os processos de empregabilidade no âmbito da industrialização. Por isso, precisa de uma atenção maior no sentido de melhorar as relações de trabalho locais”, justifica.
Vanessa Grazziotin também teve aprovado, ontem, requerimento no qual pede visita de membros da Comissão da Amazônia às instalações da Fucapi (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica), na cidade de Manaus. Grazziotin ressalta que a Fucapi tem contribuído muito para o desenvolvimento da região amazônica e do país. Na avaliação da parlamentar, essa contribuição tem sido fundamental no momento em que todas as pesquisas apontam a necessidade de o país investir na área educacional, principalmente no setor técnico-científico.
A Fucapi foi criada em 1982. É pioneira na implantação de laboratórios e testes de qualidade de produtos, além de ampla formação educacional em todo os níveis. A fundação foi destacada na primeira Lei de Informática como a principal instituição tecnológica da região Norte, por sua atuação voltada para o apoio técnico às empresas instaladas no Pólo Industrial de Manaus.
Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário: