quarta-feira, 1 de agosto de 2007

O placar das greves

Ministério da Agricultura
QUEM ESTÁ EM GREVE: fiscais federais agropecuários
O QUE FAZ: fiscaliza principalmente, questões sanitárias no trânsito de produtos agropecuários nas aduanas - pontos de entrada e saída de mercadorias no país
SERVIDORES PARALISADOS: todos os 300 fiscais do Rio Grande do Sul estão engajados na greve, afirma a Associação dos Fiscais Federais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afama-RS). Nas aduanas, eles fiscalizam apenas 30% das cargas.
O QUE REIVINDICAM: reajuste salarial por volta de 45%.
Ministério da Cultura
QUEM ESTÁ EM GREVE: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) O Iphan voltou ao trabalho na sexta-feira, suspendendo temporariamente a greve por 10 dias. Como o governo não apresentou proposta até agora, a trégua pode acabar na próxima semana. O QUE FAZ: administra museus e atua na preservação do patrimônio cultural.
SERVIDORES PARALISADOS: 30
O QUE REIVINDICAM: plano de carreira e outros compromissos assumidos pelo governo federal em 2005
Ministério da Educação
QUEM ESTÁ EM GREVE: técnicos de quatro universidades federais gaúchas. UFSM, UFRGS, UFPel e Furg. Professores não paralisaram suas atividades, garantindo as aulas.
O QUE FAZ: técnicos são responsáveis pelo funcionamento das atividades de suporte à educação, como laboratórios e bibliotecas.
SERVIDORES PARALISADOS: Furg: 70% dos 300 servidores UFSM: 70% dos 2 mil servidores UFRGS: 70% dos 2,5 mil servidores UFPEL: 80% dos 1,3 mil servidores
O QUE REIVINDICAM: entre várias reivindicações, os grevistas querem que o governo desista de transformar os hospitais universitários em Fundações Estatais de Direito Privado.
Ministério do Desenvolvimento Agrário
QUEM ESTÁ EM GREVE: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)
O QUE FAZ: atua nas questões relativas à reforma agrária, regulação fundiária e desapropriações de terras.
SERVIDORES PARALISADOS: cerca de 80 servidores.
O QUE REIVINDICAM: reajuste do vencimento básico, paridade salarial com outras categorias do serviço público e contratação de pessoal. O governo tenta cortar o ponto dos servidores. No caso dos gaúchos, o grupo obteve uma liminar que garante os salários.
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário: