terça-feira, 23 de outubro de 2007

Deputados culpam medidas provisórias

O excesso de produção legislativa pelo Executivo de certa forma dificulta a produtividade do Congresso Nacional. Isso é o que admitem alguns deputados federais cearenses que integram a base de apoio do Governo Federal.
Para o deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB) esse problema não é do atual Congresso porque existe há algum tempo, mas neste segundo semestre assegura que a produtividade foi maior que no primeiro. Ele lembra que no primeiro semestre os deputados perderam muito tempo na questão da reforma política não realizada.

Este segundo semestre, na sua avaliação, está sendo mais produtivo, apesar do excesso de Medidas Provisórias que têm o poder de criar obstáculos ao andamento regular da Casa. “Então, as iniciativas e alguns projetos de importância acabam sofrendo, vítima das urgências determinadas pelo Executivo. O Executivo acaba pautando muito a gente”.

A deputada Gorete Pereira (PR) (foto) informa que a produtividade maior dos trabalhos da Câmara dos Deputados foi registrada no âmbito das comissões. Ela admite que os trabalhos em plenário foram muito comprometidos e prejudicados por conta das Medidas Provisórias encaminhada pelo Govere pelas reformas que não aconteceram, inclusive a política.

Na avaliação dela houve uma produção muito grande nas comissões. Na Comissão de Trabalho houve uma limpeza de pauta e na Comissão de Constituição e Justiça houve também uma produção muito boa cujo efeito será notado no próximo semestre legislativo daquela Casa.

Nenhum comentário: