quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Deputado Nelson Marquezelli no Parlamento Japonês

O deputado Nelson Marquezelli foi recebido na tarde de ontem, em Tóquio, pelo presidente do Senado Japonês, senador Satsuki Eda, em audiência na qual acompanhava o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia.
Durante o encontro, Marquezelli mostrou sua preocupação com a situação dos brasileiros dekasseguis*. Eles são mais de 350 mil vivendo no Japão, sendo a maioria do Estado de São Paulo. Esses brasileiros contribuem para a previdência social naquele país, mas esse tempo de permanência não conta para a aposentadoria no Brasil.
A elaboração de um acordo entre os Ministérios da Previdência dos dois países será intermediado pelo deputado Marquezelli, na condição de presidente da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados do Brasil.
Outro ponto debatido pelo deputado foi a abertura de cursos regulares para esses brasileiros que vivem no Japão, buscando mantê-los sempre atualizados para que retornem ao Brasil devidamente integrados e aptos a exercerem sua plena cidadania.
Marquezelli aproveitou a ocasião para pedir maior abertura da entrada de produtos agrícolas brasileiros no Japão e o corte dos subsídios agrícolas praticados naquele país.
Ele também ressaltou que o Japão sempre será um dos principais parceiros comerciais do Brasil, precisando apenas que os dois países façam acordos bilaterais vantajosos e cortem as barreiras que travam esse aumento de exportações.
A viagem de cinco dias ao Japão marca as comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil. A programação foi organizada pelas embaixadas dos dois países. Antes de voltar ao Brasil, Nelson Marquezelli ainda visitará Hiroshima, Quioto e Hamamatsu com o objetivo de avaliar políticas públicas que deram certo nessas cidades e tentar adaptá-las a municípios brasileiros de mesmo porte.
*O termo dekassegui (出稼ぎ) é formado pelas palavras japonesas deru(出る)(sair) e kasegu (稼ぐ) (ganhar dinheiro), designando qualquer pessoa que deixa sua terra natal para trabalhar, temporariamente, em outra região.

Nenhum comentário: