quarta-feira, 28 de maio de 2008

Comissão de Trabalho recebe delegação da Angola


A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados recebeu nesta quarta-feira (28/05) uma delegação de deputados angolanos. O principal objetivo dos parlamentares africanos foi obter informações sobre a lei trabalhista brasileira. O presidente da Comissão de Trabalho, deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), recebeu os visitantes, juntamente com o deputado Roberto Santiago (PV-SP) e o consultor parlamentar David de Oliveira.

O grupo demonstrou interesse sobre o modo de fiscalização das questões trabalhistas no Brasil. Quando questionados pelo o presidente da comissão sobre o prestígio do Parlamento naquele país, os africanos reconheceram que a falta de renovação prejudica a imagem da instituição.

- O parlamento angolano é um órgão visível e acredito que nosso prestígio é ainda pior que no Brasil. Há 16 anos não temos eleição e é muito difícil manter uma imagem positiva já que não há renovação. Somos deputados quase vitalícios e algumas pessoas acreditam que não produzimos nada . Mas, haverá eleição e acreditamos que poderemos acompanhar essa mudança e saldar essa conta. Por outro lado, ainda somos muito procurados pelo povo - disse o deputado angolano Eugênio Ngolo, conhecido no país como Manuvakola.

- Então, estamos um pouco melhores já que nas últimas eleições tivemos uma renovação de quase 50% - constatou Pedro Fernandes em resposta.

O consultor legislativo, David de Oliveira, esclareceu as dúvidas mais técnicas dos visitantes e entregou um material sobre legislação trabalhista, trabalho doméstico e fiscalização do trabalho, solicitado pela própria delegação.

O deputado Roberto Santiago comemorou a visita e destacou a importância da troca de experiências .

- É importante haver essa integração para observarmos os pontos positivos e negativos de cada parlamento - disse.

A delegação angolana foi composta pelo deputado Eugênio Ngolo (Manuvakola), deputado Hélder Claudino Francisco Albuquerque, deputada Eduarda Maria Pio do Amaral Gourgel Silva Santana, Deputada Cesaltina da Conceição Major e a assessora parlamentar Sra. Isabel Virgílio João Ventura.

Gardênia Maciel

Contribuição de Fernanda Lobo

Nenhum comentário: