terça-feira, 10 de junho de 2008

Fasubra critica projeto que cria fundações estatais

A coordenadora da Federação de Sindicatos de Trabalhadores de Universidades Brasileiras (Fasubra) Fátima dos Reis criticou o Projeto de Lei Complementar 92/07, que permite a criação de fundações estatais para atuar na área da saúde, inclusive em hospitais universitários, entre outros setores. Ela afirmou que a livre contratação e demissão de funcionários pela fundação não funcionará na prática, por haver impedimentos em outras leis.

Na opinião de Fátima dos Reis, os problemas de gestão do SUS decorrem da falta de trabalhadores e de capacitação dos trabalhadores existentes. Ela disse que a transferência da gestão do sistema para a esfera do direito privado apenas prejudicará os hospitais universitários e suas funções de ensino e pesquisa. "Não é a criação de um ente diferenciado que vai resolver o problema. O que falta é dinheiro é política pública", afirmou.

Fátima dos Reis participa de audiência pública sobre o assunto na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Hospitais universitários
O diretor de Hospitais Universitários do Ministério da Educação, José Wellington Alves dos Santos, afirmou que o setor enfrenta dificuldades para fazer reposição de pessoal ao mesmo tempo em que a aumenta demanda da sociedade por serviços de saúde mais complexos. Segundo ele, falta financiamento para uma medicina de qualidade.A reunião prossegue no plenário 12.

Agência Câmara

Nenhum comentário: