segunda-feira, 21 de julho de 2008

Fim de greve nos Correios divide sindicatos

As divisões internas dos sindicatos que compõem a Federação Nacional dos Empregados em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) adiaram das 10h para as 18h30 a assembléia desta sexta-feira de conciliação no Tribunal Superior Eleitoral (TST) para decretar o fim da greve nos Correios. Dos 33 sindicatos que compõem a Fentect, 30 já realizaram assembléias, sendo que 16 rejeitaram e 14 aprovaram a proposta. Faltam apenas os sindicatos de Mato Grosso do Sul e Piauí se posicionarem, já que Sergipe não participará da votação em razão de problemas internos na agremiação.

Com esse quadro, não seria possível aprovar os termos propostos pelo Tribunal, pois a proposta precisa ser aceita por 18 sindicatos para ser aprovada. Algumas das entidades que recusaram os benefícios farão novas assembléias hoje para avaliá-los novamente. O vice-presidente do TST, ministro Milton de Moura França, afirmou que a mudança da reunião para 18h30 será o último adiamento da assembléia, que reunirá representantes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e dos grevistas.

Caso não haja acordo hoje, o tribunal designará um relator para o processo, que irá a julgamento pela Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal. "Se até as 18h30 não houver solução, remeterei o processo ao Ministério Público e, em seguida, ao relator, para que vá logo a julgamento", afirma o ministro Moura França, em comunicado.

A expectativa do secretário geral da Fentect, Manoel Cantoara, é que os sindicatos reconsiderem e que o acordo seja fechado. "Estamos tentando achar um consenso. A vontade da Federação e da comissão de negociações é que fechemos o acordo para que o caso não vá para dissídio", afirma.

Diário do Nordeste



Nenhum comentário: