segunda-feira, 23 de março de 2009

Audiência discute demissões na Embraer

Renata Zago

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público realiza nesta quarta-feira (25) audiência pública para discutir as demissões de 4.270 funicionários em 19 de fevereiro pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Propuseram a reunião os deputados, Ivan Valente (PSOL-SP) e Manuela d’Ávila (PCdoB-RS), no requerimento N° 211/09.

Nas semana passada, o Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região, em Campinas, decidiu manter as dispensas mediante pagamento de indenização de até R$ 7mil, um ano de assistência médica e salários até o último dia 13, quando venceu a liminar que suspendia as demissões. A diretoria da empresa procurou a deputada Manuela d’Ávila para que alguns dos dados fossem repassados em reunião fechada, somente com parlamentares, alegando que as informações não poderiam ser divulgadas publicamente.

Foram convidados o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o diretor-presidente da Embraer, Frederico Curado; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Adilson Santos; o presidente da Central Única dos Trabalhadores, Artur Henrique da Silva; o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Wagner Gomes; e o secretário-executivo da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), Luiz Carlos Pratas, procurador do Ministério Público de São José dos Campos, Roberto Ribeiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Aeroespaciais/SP, Edmilson Rogério de Oliveira.

A audiência acontece às 10h30 no plenário 12, anexo II.

Nenhum comentário: