terça-feira, 10 de março de 2009

CTASP pode debater demissões da Embraer

Renata Zago

Nesta segunda-feira, 09/03, os sindicatos recusaram a ajuda de custo de R$1.600 a mais para cada um dos 4.200 funcionários da Embraer, demitidos no dia 19 de fevereiro. A reuinião ocorreu ontem, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15a Região, em Campinas, interior de São Paulo. Na audiência da semana passada, a liminar que suspende as demissões, decidida pelo TRT no dia 26 de fevereiro, foi prorrogada até esta sexta-feira.

A Embraer propõe pagar o plano de saúde de todos os demitidos e seus familiares até o final do ano e pagar quinquênio, um salário a mais aos dispensados. Os sindicatos querem a reintegração dos funiconários e alegam que a proposta do quiquênio já está no acordo de dissídio coletivo.

Para discutir esse problema e "adotar providências que preservem os empregos e o interesse público", os deputados Ivan Valente (PSOL-SP) e Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) requereram audiência pública da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, com a presença do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o presidente da Embraer, Frederico Curado, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Adilson Santos. A votação acontecerá amanhã, às 10h.

Nenhum comentário: