Renata Zago
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou hoje o projeto de lei que altera a denominação do "Dia do Trabalho", comemorado em 1° de maio, para "Dia do Trabalhador". O autor do projeto, senador Paulo Paim (PT-RS) disse que a data comemora o trabalhador e não, o trabalho. O relator da proposição, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) apresentou emenda para acrescentar a expressão "e da trabalhadora".
O primeiro dia de maio pode ser denominado "Dia do Trabalhador e da Trabalhadora", o que, segundo o senador Arruda é uma homenagem às conquistas trabalhistas femininas. Se não houver recurso para que haja apreciação em Plenário, o projeto será enviado diretamente à Câmara dos Deputados.
O Dia do Trabalho é comemorado no mundo desde 1886, quando milhares de trabalhadores americanos saíram às ruas de Chicago para reivindicar melhores condições de trabalho, como redução da jornada de treze para oito horas por dia. No Brasil, desde 1895 a data é comemorada, mas só a partir de1925, com um decreto do então presidente Artur Bernades ela se tornou feriado oficial. O dia 1° foi marco de grandes conquistas dos trabalhadores como a instituição do salário mínimo, em 1940, por Getúlio Vargas e a criação da Jusitça do Trabalho, em 1941.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sítios Úteis
- Portal da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados
- Advocacia Geral da União
- Associação Nacional dos Advogados do Trabalho
- Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho
- Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho
- Defesa do Trabalhador
- Estudos e Normas Técnicas - Administração Pública
- Estudos e Normas Técnicas - Direito e Economia do Trabalho
- Ministério do Trabalho e Emprego
- Ministério Público do Trabalho
- Organização Internacional do Trabalho
- Tribunal Superior do Trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário