quinta-feira, 19 de março de 2009

Indústrias podem cortar mão de obra

Camila Santos

Redução de lucro em 2009 pode representar corte de pessoal nas empresas de infraestrutura

De acordo com a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) 74% das industrias projetam redução de lucro e 69% planejam cortar vagas. A queda da rentabilidade foi provocada pelo câmbio e pela elevação do custo de capital.

Estes ajustes não implicarão prejuízos nos investimento programados para 2009. A pesquisa feita com 46 empresas dos setores de energia elétrica, petróleo e gás, saneamento básico, portos, rodovias, telecomunicações e transporte ferroviário mostrou que 43% acreditam no crescimento do investimento para este ano, 22% acreditam que permanecerá no mesmo patamar e 35% apostam em queda.

Segundo o presidente da Abdib, Paulo Godoy, em entrevista à Gazeta Mercantil, para que o setor tenha condições de contribuir para a recuperação do País nesse período de desaceleração da economia, alguns pontos precisam ser solucionados com o governo. Dentre eles, aponta os entraves ambientais, "precisamos viabilizar os empreendimentos hidrelétricos, desde que se destravem os licenciamentos ambientais que estão bloqueando estes projetos".

Nenhum comentário: