segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ctasp debate a profissião de tecnólogo

Renata Zago

"Segundo dados do MEC, o número de cursos superiores de tecnologia cresceu 96,67% entre 2004 e 2006, passando de 1.804 para 3.548 em todo o país. Só no estado de São Paulo, de 1998 a 2004, a quantidade de alunos nas graduações tecnológicas aumentou 395%, de acordo com o Censo Nacional da Educação Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)". Essa foi a justificativa do deputado Vicentinho (PT-SP) ao requerer uma audiência pública para debater o PL N° 2.245/07, do qual também é relator.

O projeto, de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), prevê a regulamentação da profissão de tenólogo. Para o parlamentar, o tecnólogo "é um profissional de nível superior completo, dentro de sua modalidade e formação, tão importante e necessário aos setores de nossa economia quanto os demais profissionais e assim deve ser reconhecido e conseqüentemente ter sua profissão regulamentada".
O debate está marcado para o próximo dia 16, às 10h, no plenário 13, anexo II da Câmara dos Deputados.

Estão convidados Jorge Guaracy, presidente da Associação Nacional do Tecnólogos (ANT), Marcos Túlio de Melo, presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), Paulo César Pereira, presidente do Conselho dos Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CONCEFET), Armando de Queiroz Monteiro Neto, presidente do Conselho Nacional do SENAI, Eliezer Moreira Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC-MEC) e Paulo Roberto Wollinger, diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SESU-MEC).

Nenhum comentário: