quarta-feira, 1 de abril de 2009

Desemprego provoca repatriação de brasileiros

Renata Zago

O Japão oferece dinheiro a brasileiros e peruanos com ascendência japonesa para voltarem a seus países de origem. A intenção é ‘desinchar’ a massa de desempregados no país. Milhares de estrangeiros perderam o emprego, principalmente em fábricas de manufatura, como a Toyota. O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão informou que o número de estrangeiros que procurou o governo para encontrar trabalho aumentou 11 vezes e atingiu 9 mil pessoas.

"O programa é para responder a um problema social cada vez maior", afirmou o funcionário Hiroshi Yamashita, do ministério. O governo entregará US$ 3 mil a cada trabalhador e mais US$ 2 mil a cada membro da família. Para isso, eles devem renunciar à cidadania japonesa e ao direito de viver no Japão, não podendo retornar ao país como trabalhadores, apenas como turistas.

O público-alvo do projeto são brasileiros e peruanos com ascendência japonesa que têm vistos especiais para trabalhar no setor de manufatura. Não envolve outros estrangeiros radicados no Japão, explicou Yamashita.

Nenhum comentário: