terça-feira, 28 de abril de 2009

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente e Doenças no Trabalho

Renata Zago

O dia 28 de abril é lembrado como o "Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente e Doenças no Trabalho". De acordo com o Anuário Estatístico da Previdência Social, o número de trabalhadores acidentados, em 2007, foi de 653 mil: 2.708 mortes e 8.504 casos de invalidez permanente.

Nesta terça-feira (28), as centrais sindicais, CUT, CGTB, Força Sindical, NCST, UGT e CTB, reuniram-se para debater o tema: "Reformular a Legislação para Garantir a Saúde do Trabalhador". A proposta é rever a Lei N° 8.213/91, fazer ajustes para aprimorar os mecanismos de defesa da saúde dos trabalhadores, lutar por uma cobertura previdenciária adequada e estimular os empregadores a investir em ambientes de trabalho saudáveis. Os resultados serão sintetizados em um anteprojeto de lei a ser subscrito pelos deputados.

A data foi escolhida devido a um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. A Organização Internacional do Trabalho, desde 2003, relembra esse dia com reflexões sobre a segurança e saúde no trabalho.

No Brasil, o "28 de abril" tem se firmado como um data do calendário do movimento sindical, de outras organizações sociais e do próprio governo federal desde a aprovação da lei N° 11.121, em 2005.

Nenhum comentário: