terça-feira, 7 de abril de 2009

Mais desempregados em 2009

Renata Zago

"Não haverá emprego para todos neste ano", disse Márcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nesta terça-feira (07), em audiência pública na Câmara dos Deputados. As projeções de crescimento econômico real do instituto são de 1,5% a 2,5%, o que leva a um maior número de desempregados, principalmente os não amparados pelo seguro-desemprego, como os jovens que procuram a primeira ocupação formal.

Segundo Pochmann, o mercado de trabalho brasileiro pode sofrer precarizações como perda de renda e dificuldade de acesso à proteção do seguro e à qualificação. Para ele, "há pessoas que não deveriam estar no mercado de trabalho: 7 milhões são aposentados que continuam trabalhando e o IBGE mostra que aqueles que trabalham não são os que recebem a menor aposentadoria. Além disso, crianças e adolescentes disputam vagas e 4 milhões de pessoas têm emprego duplo no Brasil. Isso sem contar o uso abusivo de horas extras, que dariam para pagar mais empregados sem precisar aumentar a produtividade".

Pochmann ainda afirmou que nos últimos cinco anos houve um ciclo positivo de expansão econômica e social no Brasil. "O mercado de trabalho se reestruturou e o mercado formal se expandiu", disse ele. Dados do Ipea mostram que nove em cada dez trabalhadores são assalariados e ganham até três salários mínimos. A participação da renda salarial no PIB, hoje, é de 50%. "O aumento do salário mínimo e a inclusão de 25% de pessoas mais pobres na rede de renda permitem combinar expansão econômica com redução da pobreza e da desigualdade nos níveis de trabalho".

O deputado Vicentinho (PT-SP), relator da Comissão de Trabalho, disse que embora a crise só tenha chegado mais tarde ao Brasil, as consequências são gravíssimas. "Precisamos de propostas mais concretas", afirmou ele. Já o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) assegurou que o governo federal tomou medidas para amenizar os efeitos da crise no país, "tanto que não há quadro de desemprego generalizado". Antes do fim da audiência, o deputado Vicentinho pediu ao presidente do Ipea que enviasse documento com as perspectivas de geração de emprego para este ano.

A audiência foi realizada pelas Comissões Especiais do Sistema Financeiro e Mercado e de Serviços e Emprego, que discutem a crise econômico-financeira.

Nenhum comentário: