segunda-feira, 6 de abril de 2009

Projeto propõe treinamento de zeladores e porteiros

Renata Zago

Todos os condomínios do Brasil podem ter que instituir treinamento de proteção contra incêndio, técnicas de resgate e de primeiros socorros. O projeto de lei N° 3.702/04, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), propõe também que os prédios estejam equipados com cadeiras de rodas, macas fixas e caixas de primeiros socorros em quantidade proporcional ao número de moradores do condomínio. As aulas de formação seriam anuais e o conteúdo programático, escolhido pelo Governo Federal.

O relator do projeto, deputado Milton Monti (PR-SP), apresentou parecer favorável, alegando que a proposta é benéfica para os trabalhadores e para os moradores do local. "O projeto merece acolhida", disse ele. Na Comissão de Desenvolvimento Urbano, em que o projeto foi rejeitado, o deputado Laurez Moreira (PSB-TO) defendeu a proposição: " com o treinamento proposto, os empregados dos condomínios estarão aptos a socorrer imediatamente as vítimas de incêndios, aplicando-lhes as técnicas necessárias para cada caso, até que possam ser atendidas por profissionais especializados". No entanto, o deputado foi voto vencido.

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público vota a proposta na próxima quarta-feira (08), no plenário 12, anexo II.

Nenhum comentário: